Gerenciamento de Projetos - Graduação

A disciplina "Gerenciamento de Projetos", além de configurar um dos cursos de MBA do LabCEO UFF, está presente, também, na ementa do curso de graduação em Engenharia de Produção. Ministrada pelo professor José Rodrigues de Farias Filho, na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, seu objetivo é incentivar o estudo de conceitos associados às metodologias, aos métodos e às técnicas de abertura, planejamento, execução, controle e fechamento de Projetos de Engenharia, modelados no PMBOK PMI, no ICB, no IPMA e na ISO 21 500. Acredita-se que, ao final do curso, o estudante será capaz de conceber, projetar, implantar e operar um projeto de Engenharia viável, criativo, seguro, sustentável e alinhado com os objetivos estratégicos de todos os envolvidos.

Para garantir que tais metas sejam alcançadas, busca-se promover a aprendizagem cooperativa, a partir da proposta de Pujolás e Lago, em El Programa CA/AC, “Cooperar para aprender e aprender para cooperar” (tradução livre), em que todo o contexto no qual o estudante está inserido se torna também parte do processo de aprendizagem, uma vez que, por meio da interação, eles serão capazes de dialogar, trocar experiências, confrontar ideias e, assim, aprender ao longo de todo o curso. Nesse sentido, as atividades realizadas em sala de aula contam a participação ativa dos estudantes, que devem interagir entre si para garantir o sucesso da aprendizagem. Um exemplo é a utilização de cases para que os estudantes possam assumir papéis, definidos em grupo, tomar decisões e executar ações relacionadas ao contexto ao qual estão vinculados naquele momento.

Visando a tornar as atividades mais dinâmicas, são utilizados, por vezes, materiais de suporte para auxiliar os estudantes na confecção de produtos/ objetos, que terão de ser desenvolvidos a partir do trabalho em grupo, em que cada um assumirá um papel (gerente, perito, relator, entre outros), pré-definidos pelo professor e apresentados à turma no início da atividade, para que esta seja executada da melhor forma possível. 

 

Dessa forma, em síntese, a estratégia de ensino-aprendizagem do curso consiste em: 

  • Permitir o aprimoramento profissional dos estudantes através de experiências a serem vivenciadas;
  • Estimular os estudantes ao desenvolvimento de soluções aplicadas às realidades factuais dos casos reais e fictícios;
  • Preparar os estudantes para o desenvolvimento de práticas de consultoria a nível gerencial e técnico;
  • Estimular a pesquisa aplicada para fins acadêmicos e profissionais;
  • Promover a utilização de tecnologias de informação aplicadas ao processo de aprendizagem;
  • Orientar para valores, conceitos e comportamento adequado ao desenvolvimento profissional;
  • Estimular a aprendizagem continuada;
  • Preparar para liderança e atuação como agente de mudanças;
  • Enfatizar a colaboração.

Para maiores informações sobre o curso e as atividades, entre em contato com This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.